segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tratamento cirúrgico e psicoemocional


Tratamento Cirúrgico

Atualmente o tratamento cirúrgico, que já foi muito indicado, ficou reservado para situações de emergência como, por exemplo, obstrução intestinal. Isso se deve às pesquisas que mostraram que a doença de Crohn é uma doença pan-intestinal com potencial multifocal. A cirurgia não cura e os locais afetados que são operados, não detêm o curso da doença e, após dois ou três anos, esta volta em outra região do intestino.

Tratamentos Psicoemocionais

Cabem aos profissionais da saúde, ou melhor, à equipe multidisciplinar, que cuida do doente portador de doença crônica, reduzir os impactos psicossociais na qualidade de vida dele e de sua família. Segundo a cirurgiã - geral Dra. Maria José Femenias Vieira, colaboradora da revista ABCD em Foco, “o paciente de Crohn vive uma guerra! Sentimentos de culpa, ansiedade, tristeza e desânimo. Ninguém deve ter culpa por estar sujeito a uma enfermidade, diz a Dra. Maria José. Isso foge ao nosso controle. Não somos criadores, somos criaturas.”

Cabe à equipe multidisciplinar estar preparada para dar apoio emocional ao paciente, ajudá-lo, ampará-lo com carinho, amor e disponibilidade para atendê-lo em momentos de crise e insegurança. Podemos afirmar que a base dos nutrientes da alma completam o tratamento e melhoram a sua qualidade de vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário