segunda-feira, 6 de maio de 2013

Interação Drogas X Nutrientes


Interação Drogas X Nutrientes

Em todas as dietas para situações especiais deve-se dar muita importância para a interação drogasXnutrientes. Na doença de Crohn, que é uma enfermidade crônica e possui fases medicamentosas longas, a atenção do nutricionista precisa ser redobrada. A falta de eficácia com determinados nutrientes e o efeito negativo de outros trazem depleções para o organismo ou retenção do mesmo. Um exemplo é a retenção do sódio com a terapia com a cortisona e poderia ser evitado se todos os profissionais da saúde conhecessem o assunto.

O que pode ocorrer com a interação drogas X nutrientes na doença de Crohn:. os nutrientes podem alterar a biodisponibilidade de outros nutrientes

. os nutrientes podem reagir e reduzir a ação das drogas
. as drogas podem produzir depleção dos nutrientes
. doenças crônicas como o Crohn interferem na ação dos nutrientes e dos medicamentos.

O estado físico do paciente e a fase em que se encontra a doença de Crohn podem interferir na biodisponibilidade da droga. No uso de várias drogas ao mesmo tempo, há interação entre elas com vários efeitos colaterais, interferindo também na nutrição.

O nutricionista deve estar atento e verificar sempre a avaliação nutricional do paciente, conhecendo e compreendendo o potencial das interações nutrientes e drogas que pode alterar a conduta dietoterápica e medicamentosa trazendo sérias dificuldades para a recuperação do doente de Crohn.

A interação drogasXnutrientes com relação ao uso de corticosteróide pelo paciente de Crohn e qual a conduta alimentar para minimizar os efeitos colaterais.

Obs.: A cortisona deve ser tomada junto com os alimentos para reduzir desconfortos gastro-intestinais .
A dieta deve ser rica em potássio porque a cortisona ocasiona depleção do mesmo.

A dieta deve ser hipossódica para evitar a retenção de sódio, deve ser hiperproteica para reduzir os efeitos do catabolismo da droga e, ser rica em Potássio, Zinco, vitamina A, D (bloqueia o metabolismo renal), Cálcio, Fósforo – se nessesário suplementar esses nutrientes.

A cortisona aumenta o apetite e o peso (tomar cuidado com a dieta prescrita). Necessita ainda da suplementação do ácido fólico que já é necessária para a recuperação mais rápida do doente. O outro cuidado é quanto o aumento de glicemia. Acompanhar e evitar alimentos que contribuam para isto e durante o tratamento cuidar da reposição dos eletrólitos diariamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário