segunda-feira, 6 de maio de 2013

Novos Recursos Nutricionais


Novos Recursos Nutricionais

Alimentos funcionais e nutracêuticos: atualmente estão em evidências estudos comprovando que determinados nutrientes favorecem a melhora da permeabilidade intestinal e das inflamações, aumento da imunidade e recuperação mais rápida nas crises de Crohn.

Podemos citar a ação de algum deles:
. Alho - possui ação anti-inflamatória na doença de Crohn, através de um dos seus componentes, a ajoeno (ajocisteína), é recomendado em cápsulas ou mesmo no tempero. Sua ação é potencializada quando usado cru.

. Ácido graxo omega3 - Age na recuperação anatômica da mucosa e aumenta a imunidade. O processo inflamatório é iniciado pela produção de ácidos graxos biologicamente ativos, prostaglandinas e leucotrienos. O ácido graxo omega 3 pode alterar a produção de ácidos graxos biologicamente ativos. É necessária uma administração elevada para surtir efeito anti-inflamatório e sua disponibilidade melhora com suplementação de vitamina E. Mas, através de uma alimentação bem planejada, podemos alcançar os resultados sem utilizarmos os suplementos.

. Glutamina + hormônio do crescimento – A glutamina é um aminoácido que atua no intestino delgado, sendo essencial nos estados catabólicos, como acontece com o Crohn. É o principal combustível oxidativo das células epteliais. Age como fonte energética para divisão celular das células da mucosa e linfócitos gastro intestinais. O hormônio do crescimento (GH) é uma pequena proteína que contem 191 aminoácidos em uma cadeia única. O GH diminui o catabolismo proteico ao reduzir a oxidação dos aminoácidos. Ele favorece o balanço nitrogenado mesmo com dieta hipocalórica. Nas doenças inflamatórias intestinais a administração da glutamina e do hormônio do crescimento, através dos suplementos nutricionais, são essenciais para uma rápida recuperação, reduzindo as inflamações e agindo no equilíbrio entre anabolismo e catabolismo e no metabolismo das proteínas.


Probióticos – Prebióticos e Simbióticos:
Probióticos são suplementos alimentares, compostos por microorganismos com efeitos benéficos, promovendo o equilíbrio microbiano da microflora intestinal.

Quais são os probióticos?
* Lactobacilli:
. Lactobacilli rhamnosus GG
. Lactobacilli rhamnsus 271
. Lactobacilli acidophilus NCFM
. Lactobacilli acidophilus DDS-1
. Lactobacilli acidophilus LA 1
. Lactobacilli casei shirota
. Lactobacilli casei CRL-413
. Lactobacilli fermentum RC-14
. Lactobacilli reuteri
. Lactobacilli plantarun 299 e 299 V

* Bifidobacterium:
. Bifidobacterium bifidum
. Bifidobacterium infantis
. Bifidobacterium adolescentis
. Bifidobacterium longun
. Bifidobacterium animalis

Prebióticos são derivados dos carboidratos não hidrolizados pelas enzimas digestivas, chegando ao intestino grosso onde passam a ser digeridos pela microflora existente, sendo fermentados principalmente pelas bactérias não patogênicas. Exemplos de prebióticos: frutoóligossacarídeos (banana, aveia, cevada, maçã, fibra solúvel, etc.), óligossacarideos (soja) e inulina (inhame, alho, chicória, trigo, entre outros).

Simbióticos são definidos pela combinação de probióticos e prebióticos que juntos melhoram a implantação e sobrevivência dos microorganismos, além de promover o equilíbrio da microflora bacteriana. O desequilíbrio entre qualitativo e quantitativo entre microorganismos, afetando o intestino, é chamado de Disbiose (ou disbacteriose) Intestinal. Na doença de Crohn a ação dos probióticos tem efeitos terapêuticos melhorando a permeabilidade intestinal, aumentado a imunidade, melhorando a absorção de minerais e reduzindo as fases de diarréia.

Sem comentários:

Enviar um comentário